APA Blog
Citing generative AI in APA Style:
Part 1—Reference formats
Citing generative AI in APA Style:
Part 3—Is AI “allowed” in APA Style?
Podemos integrar as palavras, ideias ou teorias de outros no nosso trabalho académico citando ou parafraseando.
As citações são utilizadas no corpo do trabalho e servem para fundamentar ou validar argumentos, resultados e conclusões.
A Norma APA usa o estilo Autor (ano) nas citações. Esta informação mínima, adicionada a cada citação, permite-nos identificar claramente que palavras, ideias, ou teorias de outros utilizámos no nosso trabalho, estando a referência completa listada no final do trabalho.
Cada citação remete para uma entrada na lista de referências no final do trabalho.
É uma transcrição literal das palavras ou frases exatas de outros, estando inserida no corpo do trabalho entre aspas (" "), identificando o autor, ano e página de onde foi retirada a citação.
A citação indireta, ou paráfrase, é uma interpretação por palavras próprias da ideia do autor, não sendo usadas as aspas.
Embora as palavras sejam nossas, a ideia original que descrevemos não é, sendo necessário identificar sempre o autor e ano de publicação entre parênteses ().
São citados ambos autores. O & é usado para separar o apelido do último autor citado, quando entre parênteses ().
Autor 1 e Autor 2 (ano) ou (Autor 1 & Autor 2, ano)
Citação indireta, 2 autores
Citação direta, 2 autores
Citamos o primeiro autor, seguido de "et al." sem itálico.
et al. é a abreviatura do latim et alia, que significa "e outros".
Autor 1 et al. (ano) ou (Autor 1 et al., ano)
Citação indireta, 3 ou mais autores
Autor coletivo conhecido pela sua sigla ou acrónimo
Na primeira citação é identificado por extenso, indicando a sigla ou acrónimo:
(Autor coletivo [Sigla], ano)
Autor coletivo (Sigla, ano)
Nas citações subsequentes é citado indicando apenas a sigla ou acrónimo:
(Sigla, ano)
Sigla (ano)
Autor coletivo sem abreviatura ou acrónimo
(Autor coletivo, ano)
Autor coletivo (ano)
Uma vez que a norma APA não menciona como citar legislação de outros países que não dos Estados Unidos da América, o que apresentamos de seguida é uma adaptação.
A legislação é um caso especial de autor coletivo. A autoria da citação é composta por:
(Título completo do Decreto-Lei/Despacho/Portaria, ano)
No caso de uma publicação de autor desconhecido, em que não nos é possível identificar o autor, é usado o título e ano de publicação para fazer a citação.
Exemplo para livro de autor desconhecido:
(Título, ano)
Exemplo para artigo de autor desconhecido:
(“Título”, ano)
No caso de uma publicação com a indicação expressa de autor anónimo, coloque “Anónimo” no lugar do Autor:
(Anónimo, ano)
A citação de citação é a transmissão de palavras ou ideias de um autor por um outro autor.
Por vezes, ao lermos determinados documentos, surgem referências a outras fontes relevantes para o nosso trabalho que nem sempre são possíveis de localizar e/ou de consultar. Apenas em casos excecionais, e somente no caso de não ser possível o acesso à fonte original ou primária, utilizam-se estas fontes de informação, conhecidas como fontes secundárias.
Por exemplo:
Neste caso, a obra de Stanislavski (1950) é a fonte primária à qual não temos acesso e por isso utilizamos a citação encontrada em Panero et al. (2016). Como foi a fonte secundária que acedemos e utilizamos no nosso trabalho, é esta que deve constar nas referências bibliográficas, e não a fonte primária.
É um caso especial de fonte secundária. Sempre que possível, leia o original.
As citações e referências bibliográficas de trabalhos traduzidos contêm por norma duas datas - o ano da publicação original e o ano da tradução. Na citação, estes surgem separados por uma barra. Caso o ano de publicação e da tradução seja o mesmo, inclua apenas um ano.
Por exemplo:
A forma como é feita a citação pode também variar dependendo do número de palavras que pretendemos transcrever.
Para transcrições breves com menos de 40 palavras, esta é incluída em texto corrido. Mas se a transcrição tem mais de 40 palavras, esta deverá ser destacada num bloco isolado do texto. Neste bloco não são usadas aspas. A citação deve começar numa nova linha, indentada. Se existirem parágrafos adicionais dentro da citação estes devem ser progressivamente indentados.
Neste tipo de citação ou é identificada a autoria e ano entre parênteses, depois da pontuação final da citação, ou é identificada ainda em texto corrido, antes do parágrafo indentado da citação, sendo colocada a paginação depois da pontuação final da citação. Não é colocada qualquer pontuação depois dos parênteses.
Por exemplo:
Para incluir uma citação extensa, devemos destacá-la num bloco, do nosso texto corrido, como descrito abaixo. Deixamos aqui um exemplo de uma citação direta extensa que inclui dois parágrafos:
Os turistas passam a ser um mal necessário. Mal porque sua presença incomoda. Necessário porque seu dinheiro faz falta. Os turistas, por sua vez, veem no habitante local apenas um instrumento para seus fins.
Autores com o mesmo apelido
Caso existam 2 ou mais autores com o mesmo apelido, incluem-se as iniciais dos autores em todas as citações do texto, mesmo que o ano de publicação seja diferente.
Por exemplo:
Coautores com o mesmo apelido na mesma obra
Segue-se o formato autor-data comum.
Por exemplo:
Autores com o mesmo apelido e iniciais
Inclui-se o nome próprio dos autores com o mesmo apelido, em todas as citações do texto, mesmo que o ano de publicação seja diferente.
Por exemplo:
Duas ou mais obras do mesmo autor na mesma citação
Inclui-se o apelido do autor e o ano de cada uma das obras citadas, por ordem cronológica.
Por exemplo:
Duas ou mais obras do mesmo autor no mesmo ano
Incluir uma letra minúscula depois do ano de publicação. Esta combinação ano e letra deve ser usada também na entrada na lista de referências bibliográficas.
Por exemplo:
Dois ou mais trabalhos de autores diferentes na mesma citação
Quando citados entre parênteses os apelidos dos autores são separados por ponto e vírgula: (Autor 1, ano; Autor 2, ano).
Quando citados em texto corrido são separados por e: Autor 1 (ano) e Autor 2 (ano).
Por exemplo: